Margherita Detomas lança livro sobre o Coronel Percy Fawcett em Barra do Garças

Com o título ‘Cidades Invisíveis - Minha versão sobre P.H Fawcett’, a obra tem como objetivo redefinir as coordenadas da jornada de Fawcett


Por Rota Araguaia em 04/11/2024 às 11:14 hs

Margherita Detomas lança livro sobre o Coronel Percy Fawcett em Barra do Garças
Rota Araguaia

Rota Araguaia

A escritora e jornalista italiana Margherita Detomas lançou na última semana seu novo livro, Cidades Invisíveis - Minha versão sobre P.H. Fawcett, que resulta de mais de 30 anos de pesquisas realizadas em locais como Barra do Garças, Xingu, Cuiabá e no Nordeste do Brasil. A obra explora a história do coronel britânico Percy Fawcett, que, segundo relatos, desapareceu na serra do Roncador enquanto buscava uma cidade perdida.

Com o objetivo de redefinir as coordenadas da jornada de Fawcett, Detomas revela detalhes inéditos e propõe uma nova visão sobre a arqueologia acadêmica, utilizando um estilo impecável e rigor científico, imbuído de grande paixão. O livro foi escrito originalmente em italiano e agora chega ao Brasil traduzido para o português.

O lançamento em Barra do Garças incluiu duas apresentações ao público: a primeira na quinta-feira (31), na Academia de Letras, Cultura e Arte do Centro-Oeste, e a segunda no sábado (02), no Centro Cultural ‘Valdon Varjão’. Ambos os eventos reuniram cerca de 150 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a obra da autora.

Durante a apresentação no centro cultural, o Coral Aracanto encantou os presentes com uma performance da famosa música “Hey Jude”, dos Beatles. A ativista cultural Marinalva Marques recitou o poema italiano ‘Fossile Humano’, e Matheus Henrique fez uma apresentação caracterizado como Percy Fawcett. Ao final da noite, Detomas autografou livros e interagiu com os entusiastas da história de Fawcett.

Em sua participação no podcast Semana7, no dia 30 de outubro, a autora expressou sua gratidão às pessoas que a apoiaram ao longo do processo. “A escritura, quando tem paixão, significa que você mexe e coloca amor nessa coisa. Eu acho que coloquei amor, aquilo que senti por essa cidade e para as muitas pessoas que ajudaram. [O livro] é uma obra quase coletiva, fruto do trabalho de muitas pessoas”, afirmou Detomas.

Ela também compartilhou o que os leitores podem esperar em sua obra: “Você vai encontrar a história, vai encontrar coisas inéditas sobre o Fawcett, além de uma parte com mistérios sobre as teorias do centro do Brasil, resultado de pesquisas em arquivos e mais de 30 expedições”. O livro promete ser uma contribuição significativa para a compreensão da fascinante história de Percy Fawcett e seu enigmático desaparecimento.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !